Páginas

17 de março de 2009

O SARGENTO PIMENTA É UM QUARENTÃO (REPOSTAGEM)

The Beatles – Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1/6/1967)


Obs.: Como vocês devem ter percebido esses dias estão sendo dedicados a republicação de posts antigos que contêm material para download, a exemplo do Black Sabath e Billie Holiday hoje é a vez dos Beatles com um dos seus albúns mais importantes.

Postado Originalmente no dia 27 de maio de 2007


Dia 1 de junho desse ano o melhor disco da história do rock fará 40 anos, “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, oitavo álbum dos “meninos” de Liverpool, The Beatles.

Considerado por muitos – indo dos críticos aos simples ouvintes – um dos mais importantes e bem trabalhados discos do grupo inglês, Sgt Pepper’s revolucionou técnica e artisticamente tanto a música quanto os músicos que já haviam conquistado o mundo e canonizaram o próprio estilo . Estilo esse que os próprios The Beatles somados aos The Rolling Stones, Elvis Presley e Jimi Hendrix e alguns outros praticamente criaram, O Rock.

O ano de 1967 foi realmente muito especial musicalmente, pois nomes e grupos como Jimi Hendrix, Pink Floyd, The Doors e outros lançaram seus primeiros trabalhos.

No entanto, Sgt Pepper’s foi o primeiro álbum conceptual, o que poderia explicar, em partes, a longevidade e o impacto deste disco. Em um álbum conceptual todas as músicas estão integradas e contribuem para um mesmo efeito final ou para contar uma história.

A banda do clube do coração solitário do sargento pimenta é a protagonista deste álbum. Inclusive na capa do disco, os integrantes da banda de fanfarra aparecem no centro e logo à esquerda estariam John, Paul, George e Ringo representando fãs do grupo, bem como as outras figuras que aparecem, entre as quais Freud, Marilyn Monroe, Winston Churchill, uma boneca com a frase “Bem Vindos Rolling Stones” estampada na camiseta, além de outras celebridades e figuras históricas como o filosofo alemão Karl Marx.

Falando nos Stones, no mesmo ano eles também lançaram, na minha opinião, o seu melhor álbum “Their Satanic Majesties Request”, que também é conceitual (falo dele num futuro indeterminado).

Voltando ao tema central, se fosse um vinho eu descreveria Sgt Pepper’s dessa forma: encorpado, maduro, frutado, gosto complexo e longo e com acides lisérgica muito equilibrada.

As faixas do álbum são:
1. "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" - 2:02
2. "With A Little Help From My Friends" - 2:44 [essa é a música que Joe Cooker regravou em outro ritmo e que foi usada na Abertura do seriado de televisão Anos Incríveis]
3. "Lucy In The Sky With Diamonds" - 3:28
4. "Getting Better" - 2:47
5. "Fixing A Hole" - 2:36
6. "She's Leaving Home" - 3:35
7. "Being For The Benefit Of Mr. Kite!" - 2:37
8. "Within You Without You" - 5:05
9. "When I'm Sixty-Four" - 2:37
10. "Lovely Rita" - 2:42
11. "Good Morning Good Morning" - 2:41
12. "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Reprise)" - 1:18
13. "A Day in the Life" - 5:33

Altamente recomendado

Logo abaixo o link para o download do álbum completo compactado
FICO POR AQUI

Um comentário:

  1. Adorei o post! Outra curiosidade, O Lennon queria a foto de Jesus e de Hitler, a primeira foi aceita pela gravadora, e a segunda esta escondida atras da foto antiga dos Beatles! Legal, neh!
    Bjs
    Passa lah no meu blog, que tem diaca de pirata! hehehehehe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails