Páginas

20 de maio de 2008

Blog da Akemi: PF prepara blitz contra sites de legendagem

Parece que a Polícia Federal brasileira vai querer mostrar serviço fazendo um movimento anti-pirataria na rede. Para saber mais clique no link abaixo e leia o conteúdo (kibado/linkado) aqui no Fronteiras.
Vá e volte, pois ficam algumas perguntas:

Existem mecanismos eficazes contra a pirataria ou estamos lidando apenas com o fechamento de sites?

Essa ação está sendo feita por que a poucos dias o caderno Ilustrada, do jornal Folha de São Paulo, veiculou matéria mostrando que a venda de DVDs de filmes e séries para vídeos-locadora teve uma queda considerável no país e as distribuidoras e produtoras internacionais se mostraram preocupadas?

Outro ponto, será considerada quebra de direitos autorais, ou pirataria, a tradução de diálogos de tele-seriados cujo conteúdo é veiculado em TV aberta no exterior?

As pessoas que criam legendas para seriados, normalmente fãs, estão ganhando dinheiro com esse trabalho? E depois financiam a compra de armas para grupos armados urbanos como os grandes produtores de CDs e DVDs piratas (que o fazem em escala industrial) vendidos nos camelos?

Entendam. Não estou fazendo nenhuma defesa da pirataria, pois creio que a veiculação de seriados na internet que ocorre sem fins lucrativos não pode ser igualado ou enquadrado no mesmo caso, pois piratear é crime. Claro que deve se levar em conta as leis de direitos autorais nacionais e internacionais e investigar caso a caso. Pois, não quero que compreendam que estou criticando a ação da polícia federal que está fazendo seu trabalho, provavelmente, amparado na lei.

Também é necessário estudos que possibilitem a criação de leis especificas e eficazes para a internet, que combatam severamente a pornografia infantil, as invasões a sites/computadores públicos, privados e de usuários comuns, bem como a comercialização ilegal e que defina enfim o que seria a pirataria na rede.

Mas acredito que mesmo que a polícia federal feche duas dezenas de sites que fornecem legendas para seriados e filmes que essa prática diminua, pois se pode veicular isso de tantas maneiras, quase impossiveis de se detectar ou atribuir autoria, como pelos programas P2P, torrents e links disfarçados, para ficarmos com poucos exemplos.


Assim como a internet nos fez mudar a compreensão de tempo e espaço - tudo é rápido e muitas coisas podem estar a mão independente do local que tenha sido produzido. Será preciso reavaliar as posições sobre os conteúdos produzidos em outras mídias e que acabam sendo distribuídos pela rede mais rápidos do que o ligeirinho e o papa-léguas juntos.

Pois bem...

FICO POR AQUI -"EU SOU UMA FORMA DE VIDA QUE NASCEU NO MAR DA INFORMAÇÃO"

2 comentários:

  1. Vai ser dificil fechar ou mesmo coibir esses tipos de site...sabe como é...fecha site abre-se outros e assim vai...mas vamos ver o resultado disso!

    ResponderExcluir
  2. Será que não seria mais importante prender quem realmente financia associações criminosas? Operações para prender usuários de sites ou gente que faz downloads para divertimento próprio é imoral, injusto e, acima de tudo, uma falta de conhecimento ou vontade de efetivamente eliminar aqueles que usam desses recursos para implantar sistemas de geração de dinheiro ilegal. Dai-me paciência com tanta merda!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails