Páginas

24 de maio de 2008

A DEMOCRATIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ÁUDIO-VISUAL

Uma vez, isso já tem lá uns cinco anos pra mais não me lembro exatamente, quando eu estava todo empolgado com a proliferação dos DVDs um professor de uma faculdade privada me disse com muita arrogância que a tecnologia digital poderia acabar com a fotografia no cinema. Fiquei sem resposta. Hoje, vendo que esse cara na verdade era um babaca, posso afirmar que a tecnologia digital de fotografia veio acrescentar e, sobretudo, democratizar a produção cinematográfica em seus diversos níveis.

Por que democratizar? Explico.

As câmeras de vídeo digital e softwares de edição de imagem e som possibilitaram o barateamento do custo da produção artística. Quem navega pelo Youtube e freqüenta festivais sabe muito bem do que estou falando. Muitos videomakers, profissionais e alunos de cursos de áudio-visual, publicidade, cinema puderam se expressar livremente e com maior facilidade.
Um bom exemplo disso é o filme 3 Efes (2007, direção de Carlos Gerbase), cuja estréia e exibição foram simultâneas em quatro mídias distintas (cinema, TV por assinatura, DVD e Internet), criando um marco na história do cinema.

Claro que as películas e fotografia não perderam espaço, pelo contrário, a arte cinema, a 7ª arte, tem seu lugar fixo no mundo contemporâneo e cada tipo de produção tem seu valor e espaço para veiculação.

Mas o que importa dizer é que muita qualidade veio com a quantidade.

O vídeo que inspirou esse post de hoje é “Onde Mara Mora”, realização de um grupo de alunos do curso de comunicação da ESPM, uma das principais formadoras de profissionais desse ramo no país. Dando nome aos bois, participaram da execução do curta-metragem desde roteiro, direção, atuação, câmera, figurino e pós produção os seguintes caboclos e caboclas: Renato Dancini, Moshe Stern, Mara Redigolo, Caio Alves, Thomas Bruck e Rosana Stern.

Onde Mara Mora é o primeiro episódio das crônicas de Lee Sérgio (os outros episódios, aparentemente, não foram feitos). O que torna esse curta interessante é a mistura de animação
stop motion com a atuação dos atores (Moshe Stern como Lee Sérgio e Mara Redigolo como Mara), bem como um roteiro bem inusitado e criativo. A câmera e direção de arte ficaram por conta de Renato Dancini (veja o perfil no YouTube clicando aqui) e praticamente todos da equipe trabalharam no roteiro e nas outras etapas de produção.

Assistam, vale a pena e, sobretudo, divirtam-se!!!

ONDE MARA MORA


Ficha Técnica
Duração: 9 minutos
Elenco: Moshe Stern e Mara Redígolo
Câmera, edição, Direção de Arte e pós-produção: Renato Dancini
Roteiro: Moshe Stern, Mara Redígolo, Caio Alves, Renato Dancini e Thomas Bruck
Animação: Caio Alves e Thomas Bruck
Figurino: Mara Redigolo e Rosana Stern


FICO POR AQUI – “A MÍDIA É O MEIO”

3 comentários:

  1. César, primeiramente obrigado por adicionar meu blog em sua galeria de links.
    Sobre teu artigo: concordo inteiramente com o que fala, hoje em dia, com um investimento mínimo, dá pra fazer maravilhas em termo de vídeo. Já vi coisa muito boa usando câmeras digitais baratas (samsung de 6mp, com gravação de vídeo a 30frames, resolução vga) e programas grátis de edição, como o virtualdub ou o moviemaker que acompanha o windows. Continue sempre escrevendo.

    ResponderExcluir
  2. Grande C.A.
    Vejo que o blog foi reativado com força!
    Está muito interessante. Aos poucos vou conferindo as indicações de download e completando a leitura.
    Em tempo: muito bom esse post e as qualificações professor de faculdade privada e arrogancia me trazem (com bastante certeza) um certo alguém na memória!!!! rsrsrs
    Abração.

    ResponderExcluir
  3. Excelente post! Tenho percebido o mesmo que você em minhas andanças virtuais... Sobre o vídeo: Onde Mara mora eu não sei, mas pareceu ser o lugar onde um homem pode fazer tudo o que lhe é mais importante! hahaha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails