Páginas

22 de maio de 2008

UM SPRAY NA MÃO E UMA IDÉIA NA CABEÇA

A cidade de Londres foi palco nos dias 3, 4 e 5 de maio do Cans Festival, um evento de arte urbana contemporânea que expõe apenas Grafites ou Graffiti (do italiano graffiti, plural de graffito).

definição do wikipédia: “[...] significa ‘marca ou inscrição feita em um muro’, e é o nome dado às inscrições feitas em paredes desde o Império Romano. Trata-se de um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista aproveita os espaços públicos, criando uma linguagem intencional para interferir na cidade.”

Quem vive em grandes centros urbanos (as vezes em cidades de médio porte também) está acostumado a ver esse tipo de expressão artística impressa em muros, túneis, galerias e até em metrôs. O Graffiti pode ser encontrado em qualquer lugar do mundo e cada vez mais é reconhecido como obra de arte, ou como uma forma de expressão atual de alguns movimentos sócio-culturais, como o
hip-hop, por exemplo, entre tantos outros.

Pois bem, o Cans Festival em Londres reuniu artistas de várias matizes que tratam em seus trabalhos de temas ligados a questões contemporâneas relacionadas a política, violência e a vida nas cidades, além dos muitos ícones da cultura pop lidos e relidos de diversas formas (nos vídeos selecionados aparece um retrato de Bento XVI a lá Mary Monroe, por exemplo).

Abaixo algumas imagens e logo depois 3 vídeos que captam bem o que foi veiculado nesse evento. Destaque para o primeiro, cujo trabalho de edição e escolha da trilha sonora realçam a atualidade e o clima do festival. Os outros dois vídeos servem para ver as imagens com mais calma e a música também é boa. Vale a pena conferir.





Para conferir o site oficial do festival clique aqui



Para mais imagens clique aqui e aqui


(de preferência com o botão direito mandando abrir em nova guia ou janela)


Para ver Grafites expostos nas ruas de Botafogo, no Rio de Janeiro, confira esse post do Rapadura Açucarada.


Agora os vídeos

Cans Festival London






Cans Festival - Part 1





Cans Festival - Part 2







MÚSICA
______________________________________________________
Faixas adicionadas nos dias 20 e 21/5

1. Life on Mars? – David Bowie
2. Life on Mars? – Versão do Seu Jorge
Em breve post explicando o por que dessas duas canções com um presente.


FICO POR AQUI – "

3 comentários:

  1. NUnca tinha falado desse festival...tinha q ser em Londres! rs
    muito bom os vídeos...eu queria um grafite na porta do meu quarto...rsrs...um cachorro fazendo xixi...ia ser bem legal! rsrs

    Great Post C[esar!

    Valeu pelas visitas no NEWSERRADO (newserrado.com) eno AKEMI....

    THNX

    ResponderExcluir
  2. Muito maneiro. Que dizer? Nao sei ser prolixo em comentários (e alias, sou um blogueiro relapsom em comentarios e sinto culpa por isso), mas nossa, seu post ta sensacional, uma excelente materia sobre um evento bem bacana e valew por linkar o post das fotos!!!! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. O césar escreve post até nos comentários!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails