Páginas

12 de junho de 2008

Cinema Nacional

Para aqueles que estão com idade entre 25 e 35 anos, cinema nacional tem um sinônimo: sacanagem. Não é novidade que, por muito tempo, nos aprimoramos na arte de fazer filmes que continham as mais toscas cenas dos roteiros mais pobres e, pra completar, tudo temperado com o fino da bossa: cenas de nudez, sexo, palavrões e uma boa dose de interpretação circense.

Não me entendam mal, por favor. Eu cresci vendo estes filmes, na verdade foi isso que me foi apresentado como cinema nacional e, mesmo hoje sabendo da tosquice inerente, tenho que dizer que gosto, me divirto muito com essas pérolas que periodicamente passam no Canal Brasil. Sempre que posso eu vejo. Para mim, trata-se de verdadeiros clássicos. E ponto final.

Bonitinha mas ordinária. Lucélia Santos. Esta cena me marcou. Merecia um oscar:



Continuando na linha do mestre da sacanagem, Nelson Rodrigues, temos a cena clássica do contínuo. Hilário e revelador: "Eu sou um ex-contínuo e você é um filho da puta!"



"Sete gatinhos", este é totalmente mambembe. A persongagem "Gorda" tem um surto. Melhor interpretação de Lima Duarte em todos os tempos.




Tem muito mais coisa que me lembro, mas não encontrei no youtube. Recomendo que assistam à sessão "Como era gostoso", todos os dias as 2h30, no Canal Brasil. É queimação de filme geral para os atores da globo e, de quebra, nostalgia liberada para nós.

Na verdade eu via alguns desses filmes, mas não lembro dos títulos. Mas, sim, eu, um pequeno berabinha, ficava chocado com tudo isso - ainda não sei a extensão daquelas cenas na formação do meu caráter, mas com certeza não foram maléficas, rs. Só para lembrar alguns clássicos: Dama da lotação, Matou a família e foi a cinema, Histórias que nossas babás não contavam.

O valor e a qualidade destes filmes é questionável, mas o certo é que marcaram não só a mim como uma geração inteira, que, mesmo sendo crianças - muitas vezes assistindo a esses filmes escondidos - aprenderam o que é cinema brasileiro, para o bem e para o mal. :-D
Até logo!

Um comentário:

  1. Beraba, muito bom esse post, eu o li e assisti aos vídeos o dia que vc postou, mas não sei pq não comentei antes. Mas ontem ouvi o nerdcast do Nelson Rodrigues é ri demais e não pude deixar de comentar esse post relacionado, muito bom mesmo!!!!

    Nessa lista de filmes eu incluiria "O Bem dotado homem de Itu", que marcou minha pré-adolescencia e o "trote dos sádicos", que vi recentemente no canal brasil, fora os outros quilos de filmes.

    ótimo post!!!

    P.s.: Beraba, vou ficar um pouco sumido daqui pq estou bem atarefado, mas logo logo volto com tudo e até o talo, desenhnado "querelinhos" voadores por aí rsrsrsrs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails