Páginas

6 de setembro de 2008

ODEIO QUE ME FAÇAM CÓCEGAS!!!!


Mais uma da série "Crtl C + Crtl V". Mas essa é interessante também.

Por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos?

A maior parte das pessoas tem um ponto do corpo em que sente mais cócegas. Para alguns, é na planta dos pés, para outros é atrás do pescoço e alguns tem bastante sensibilidade na região das costelas. Rir quando alguém nos faz cócegas é um reflexo natural. Cientistas descobriram que a sensação que temos quando nos fazem cócegas é de pânico e é uma espécie de defesa natural.

Essa sensação nos coloca em estado de pânico e desencadeia uma reação de riso incontrolável se uma pessoa estiver nos fazendo cócegas. O momento que você menos espera as cócegas é aquele que vai fazer você se sentir extremamente aflito e em pânico, levando a uma intensa sensação de cócegas. Mesmo que você saiba que alguém vai lhe fazer cócegas, o medo e a aflição fazem com que você ria.

Pesquisadores do Instituto Karolinska de Estocolmo na Suécia descobriram que a situação de antecipação das cócegas ativava as mesmas área que as cócegas reais. As áreas que se mostraram mais ativas foram o córtex sensorial primário e secundário, indicando que o cérebro é capaz de prever que tipo de sensação irá surgir

Então, se o toque de uma pessoa pode nos dar cócegas, por que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos? Pesquisas mostraram que o cérebro é treinado para saber o que sentir quando a pessoa se move ou realiza uma atividade. Não nos damos conta de muitas das sensações geradas por nossos movimentos. Por exemplo, com certeza você não presta muita atenção nas suas cordas vocais quando está falando. Também não notamos os sapatos roçando nos pés a cada passo, nem a língua mexendo dentro da boca quando falamos. Pelo mesmo motivo é que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Se tivermos a intenção de nos fazermos cócegas, nosso cérebro antecipa esse contato e se prepara. Eliminando a sensação de desconforto e pânico, o corpo deixa de responder da mesma forma que responderia se uma outra pessoa ameaçasse nos fazer cócegas.

Especialistas do cérebro da University College of London (em inglês) fizeram um estudo cujos resultados sugeriram que o cerebelo é a parte do cérebro que impede que façamos cócegas em nós mesmos. O cerebelo é a região localizada na base do cérebro e é responsável por controlar nossos movimentos. Ele é capaz de distinguir sensações previsíveis das imprevisíveis. Uma sensação previsível seria a quantidade de pressão que seus dedos aplicam no teclado ao digitar. Uma sensação imprevisível seria alguém aparecer de repente atrás de você e cutucar seu ombro.

Confira o link abaixo para mais informações:

Vi isso aqui

3 comentários:

  1. EU MORRO DE CÓCEGAS NAS COSTELAS!!!

    bom... nunca morri (sério?), mas se tentarem me matar de cócegas, acho que conseguem... acho que até eu se tentar fazer cócegas em minha própra costela, morro do mesmo jeito... é um caso sério! rsrsrs

    pow, legal saber disso, bom mesmo, o interessante é saber que há estudos sérios sobre isso... :-D

    beijão Cesar, Beraba e Rdelton... (sempre deixo beijo só pro Cesar, mas não é descriminando ninguém... bom, agora foi p/ os 3 colaboradores... :-D)

    té mais.

    ResponderExcluir
  2. Brigado Eni!!! Que bom que você mandou beijo pra todo mundo, beijo é bom a beça, e se é de uma amiga melhor ainda!
    Beijao pra vc tbm!!!

    ResponderExcluir
  3. Foi mal a falta de comentários nos últimos artigos, mas eu sempre estou aqui lendo. Gostei bastante da informação passada neste post, parabéns.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails