Páginas

5 de novembro de 2008

Remember, Remember...

Sobre a conspiração da pólvora, o dia 5 de novembro, vingança e otras cositas más...

Guy Fawkes Night

"Remember, remember the Fifth of November,
The Gunpowder Treason and Plot..."




Guy Fawkes (Iorque, 13 de abril de 1570 — Londres, 31 de janeiro de 1606), foi um cidadão inglês que participou da chamada "Conspiração da pólvora" (Gunpowder Plot), conspiração tal que desejava matar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objetivando o início de um levante católico. Este homem estava encarregado de guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o parlamento inglês. Porém os planos de Guy Fawkes e seus acólitos foram por água abaixo e ele acabou sendo interrogado e torturado, fato que o leva a forca por traição ao Estado e tentativa de assassinato. Sua captura é celebrada até os dias atuais no dia 5 de novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).

Porquê eu disse tudo isso?

Simples... a história de Guy chegou ao conhecimento de um senhor chamado Alan Moore nos anos 80. E a partir daí, a lenda que esse homem já tinha criado com sua atitude audaciosa e inovadora se transformou em fábula. E essa fábula virou quadrinhos, e os quadrinhos viraram filme... e nesse filme há um discurso entre tantas cenas clássicas... Clique abaixo e lembre também...



A graphic novel é muito melhor que a versão live-action. Mas o filme ficou bacana também... Sempre que leio V for Vendetta, lembro que o final de Watchmen é bem parecido, pelo menos no quesito dramático e extremista que os principais responsáveis pelas mudanças no mundo tem. Tanto "V", quanto Ozymandias fazem da desgraça e do terror a razão da paz e da liberdade. São como terroristas com ideais humanos e lógicos... e isso é o que dá mais medo.

Alan Moore é tão sábio que dá medo...

4 comentários:

  1. Não posso dizer que não fui avisdado que o seu próximo post seria especial

    Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Quero mais ;-)

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Eu acho a idéia de V de Vingança correta, para ocorrer alterações reais na sociedade, somente através de revoluções, porque quem está no comando não deseja mudanças, principalmente, drásticas.

    Pra ler o gibi -> http://volcano.net46.net/viewtopic.php?f=1&t=117

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails