Páginas

29 de abril de 2009

O BRASIL PELO OLHAR DO OUTRO

LIVRO (lançamento)

Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808)


Brasil pelo olhar estrangeiro

29/4/2009

Agência FAPESP – Dedicado às narrativas de viajantes franceses, britânicos, alemães, holandeses e espanhóis, o livro Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808) faz um resgate de alguns mitos fundadores da identidade brasileira por meio do olhar estrangeiro.

Organizada pelos professores Jean Marcel Carvalho França, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Ronald Raminelli, da Universidade Federal Fluminense, a obra, lançada pela Editora Unesp, começa em 1503, com a viagem de Binot Paulmier de Gonneville, primeiro navegador francês que aportou por aqui, e termina com a vinda da família real para o Rio de Janeiro, em 1808.

Entre os dois momentos estão aventuras de piratas europeus, a invasão dos holandeses no Nordeste e dos franceses no Rio de Janeiro e a relação da sociedade local e dos estrangeiros com as diferentes tribos indígenas espalhadas pelo território.

O livro apresenta informações biográficas sobre cada viajante e sua viagem, com diversas imagens para ilustrar episódios não tão conhecidos da história do Brasil.

  • Andanças pelo Brasil Colonial: catálogo comentado (1503-1808)
    Organizadores: Jean Marcel Carvalho França e Ronald Raminelli
    Páginas: 216
    Preço: R$ 39

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou pelo telefone (11) 3242-7171.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails