Páginas

7 de maio de 2009

ENSAIO E CRÍTICA SOBRE HISTORIOGRAFIA NA AMÉRICA LATINA

Livro (Lançamento)

A História na América Latina: Ensaio de Crítica Historiográfica (Coleção FGV de Bolso – História)

Sinopse do lançamento

A Editora FGV está lançando a coleção FGV de Bolso, com obras sobre diversos temas das ciências humanas e sociais. A coleção destina-se a estudantes, professores e profissionais interessados em conhecer de maneira rápida e eficaz, por meio de textos claros e acessíveis, os assuntos tratados em cada volume. Dividida em séries que contemplam grandes áreas do conhecimento e escrita por especialistas, a coleção FGV de Bolso reúne síntese, clareza e competência num pequeno livro!

O primeiro livro da coleção FGV de Bolso é A História na América Latina: ensaio de crítica historiográfica do professor Jurandir Malerba. Nele, Malerba traça um importante balanço sobre as críticas feitas aos modelos ocidentais de racionalidade científica surgidos a partir do século XVII. No caso das ciências sociais, essas críticas – que alguns identificam como “transição paradigmática”, “crise da modernidade”, “fim da teoria”, “fim da história”, ou ainda, “fim das grandes narrativas” – vêm se tornando cada vez mais visíveis desde os anos 1960.

Os reflexos são sentidos de maneira diferenciada nos campos da história e das humanidades, bem como segundo as distintas regiões culturais do planeta. Mas como adverte Malerba, em relação à América Latina, – importadora de cânones estéticos, científicos e culturais das grandes potências ocidentais – a recepção e a difusão dessas reflexões são matizadas pela inserção subalterna da região no sistema geopolítico mundial. Neste ensaio, o autor oferece uma apreciação das linhas de força que guiaram os rumos da historiografia latino-americana nas últimas décadas. A perspectiva de Jurandir Malerba, sempre crítica e polêmica, além de iluminar o entendimento do panorama historiográfico atual, reapresenta questões centrais de nossa identidade e do papel do conhecimento histórico na sociedade contemporânea.


Jurandir Malerba é escritor e ensaísta. Professor da PUC do Rio Grande do Sul, foi professor visitante nas universidades de Oxford (Inglaterra) e Georgetown (EUA). É pesquisador nas áreas de história do Brasil, teoria da história e história da historiografia, com vários trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Pela Editora FGV publicou A independência brasileira: novas dimensões (2006).

________________________________________________________
LANÇAMENTO

Data: 26 de maio, terça-feira, às 19 horas
Local: LIVRARIA CULTURA – Rua Túlio Rose, 80 – Passo da Areia – Porto Alegre - RS
Valor: R$ 16,00 / Pág. 148 p. ISBN – 978-85-225-0717-7


Divulgação: Lílian Andrade (lilianandrade@fgv.br) Fone: (21)2559-4431

Comercial & Marketing: Fones: 0800- 21 -7777 / (21) 2559-4426 / 4427/ 4429(pedidoseditora@fgv.br) (www.fgv.br/editora)

2 comentários:

  1. É bom o livro? Comprou?
    Bah! O Jura na PUC-RS! Capaz!

    ResponderExcluir
  2. Não comprei não.
    Mas pretendo divulgar lançamento de livros de história aqui no blog tb.
    Abração

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails