Páginas

20 de junho de 2009

ALL WE NEED IS BLOG!

Sobre pop, dance, rock e divagações...

Corria o ano de 1963 quando James Brown lança o álbum "LIVE AT THE APOLLO", um disco
gravado ao vivo no Apollo Theatre no Harlem um bairro de Manhattan em Nova York. Hoje, quase 50 anos depois, o disco ocupa o 24º lugar entre os 500 melhores discos da história segundo a prestigiada revista Rolling Stones. Muita gente concorda que se James Brown não tivesse lançado esse álbum, provavelmente, nunca ouviríamos o rap de hoje em dia.

É curioso esse lance de influências... se seguimos por esta lógica sem o excelente THE VELVET UNDERGROUND AND NICO (1967) provavelmente não conheceríamos a David Bowie, Sonic Youth... Sei lá, acho que sem o primeiro disco do Black Sabbath, pode ser que nunca houvesse o famoso movimento grunge dos anos 90.

Seguindo esta linha de raciocínio, sem THE SMITHS, SIMON AND GARFUNKEL ou o misterioso grupo FELT não conheceríamos a Belle and Sebastian.

Para os que não conhecem Belle and Sebastian - digo isso porque todo mundo tem direito a ter defeitos... Apresento uma musiquinha deles;



É difícil não associar a voz de Stuart Murdoch com a de Morrisey do The Smiths. Desde a maneira da banda tocar até todo o estilo é bem parecido ao extinto grupo de "bigmouth strikes again". Outra coisa curiosa a respeito da banda é que praticamente todos os fãs têm uma fidelidade quase religiosa, igual aos aficionados pelo grupo de Morrisey antigamente. Ainda assim, Belle and Sebastian conseguiu criar um universo só deles, especial e único. Isso é muito difícil de conseguir.

Uma das coisas que marca muito a banda é a recusa em conceder entrevistas, fazer publicidade dos discos ou fotos e de saírem muito, mais muito, muito poucas vezes mesmo de sua Escócia natal. O motivo era que os membros, principalmente o vocalista, não esperavam a fama tão alucinante que tiveram em Europa e, por isso, evitam o contato com o mundo da fama.

No Brasil tivemos um caso parecido com o Legião Urbana.

Quando a banda se transformou em uma verdadeira religião para os fãs, o grupo começou a diminuir suas aparições e shows. Isso foi criando uma aura em torno do grupo de teor super-messiânico. Mas o Legião é motivo para um post todinho deles, só que deixarei esse assunto para outro momento...

Ainda divagando sobre os fãs que cultuam artistas... O cara da foto acima se chama Mel Prussack, ele vive em Old Bridge, New Jersey. Pois esse carinha, simplesmente instalou um templo para Bob Dylan dentro de uma drugstore. Dentro de este templo Prussack coloca todos os artigos, revistas e bugigangas que conseguiu colecionar relacionada ao tio Bob em uns 40 anos de fanatismo puro... ou como diria o Dylan, um amor doentio;



É engraçado isso de fanatismo e música não é? Algumas bandas inclusive atiçam o mistério em torno da sua mitologia.

Querem um exemplo? Olhem o símbolo abaixo;



Lembram de alguma coisa em especial? Bom, esses símbolos foram uma idéia de um dos melhores, senão o melhor, grupo de rock da história.

Deixo um vídeo com vocês de Led Zeppelin.



A estória desses símbolos surgiu quando Jimmy Page decidiu lançar um álbum da banda sem nenhum tipo de publicidade, nome, informação ou qualquer outra coisa que não fossem estes quatro símbolos na capa do disco. As figuras significam cada um dos representantes da banda e depois de muita confusão com a gravadora por conta disso, acabou conseguindo lançar o álbum segundo seu desejo.

Cada um dos símbolos tem um significado especial conhecido, exceto um, o de Jimmy Page. Ele é o primeiro da imagem que postei acima.

O pior é que Page odeia responder esta pergunta e conta a lenda que ele só disse uma vez o significado do símbolo, foi a Robert Plant e o vocalista acabou esquecendo o que o amigo contou, para desgraça dos fãs que até hoje não tem idéia do que é.

Como detalhe curioso, a música "Babe I´m gonna leave you" não de autoria do Led Zepellin como algumas pessoas pensam. Na verdade ela é uma composição de uma cantora folk chamada Anne Bredon e já tinha sido interpretada antes por Joan Baez de uma forma mais tradicional... Eu gosto mais da versão do Led.

Na verdade eu me amarro em Led Zepellin!

Bom, já divaguei demais hoje. Termino com uma música que curto muito!

2 comentários:

  1. Show o post.

    eu não conhecia Belle and Sebastian... tenho vários defeitos rsrsrs ;-)

    Vamos a medida do possível fazer esse blog bombar!!!!

    Abração meu amigo

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Ramón, Belle and Sebastian eu só conhecia de ouvir falar, nunca tinha realmente ouvido nada deles. Valeu por ajudar a corrigir um defeito. Agora, sobre o Led, você bem que poderia ter facilitado um pouco e dito o significado de cada símbolo...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails