Páginas

29 de setembro de 2009

LISTA 1 – TOP FIVE ACTION MOVIES


Devo confessar uma coisa: gosto de listas. Não sou nenhum fanático por isso e sempre quando vejo uma discordo em muitos casos de alguns dos seus itens. 100 melhores pilotos da história da formula 1, 10 mais belas/gostosas da semana, 10 melhores discos de todos os tempos, 10 etc., etc., etc.

O fato é que quando se trata de listas feitas por blogueiros e até mesmo “especialistas” elas comportam um grau de subjetividade maior que o de objetividade. Nesse sentido, me habilito a fazer a minha primeira lista divulgada na internet. O meu top Five ou 5 melhores forever até manhã.

A lista de hoje é: 5 melhores filmes de ação

Não sou um grande fã do gênero, mas devo confessar que como muitos que cresceram nos anos 80/90 assistir filmes de ação fez parte da infância e adolescência. Gosto de cinema de arte, mas um bom tiroteio de sexta a noite, perseguição de carros, lanchas, explosões, porradaria e putaria servem para relaxar e, por que não, se divertir também. A lista traz cinco dos que mais gostei.

O gênero Ação é cheio de clichês. O mocinho que é perseguido por um erro que não cometeu ou que armaram pra cima dele e resolve provar sua inocência de maneira bem racional: se armando até os dentes e provando sua inocência a base da dedada no gatilho.

Ou o herói (heroína) que é convocado para enfrentar uma situação limite que ninguém mais consegue resolver: enfrentar um exército ou mega vilão sozinho por que é o melhor no que faz.
Se lembrar de mais coisas – o que não é difícil – fica a oportunidade de deixar comentários.

Agora vamos a lista, com justificativas

Primeiro os critérios. Escolhi filmes que se centram em um individuo para desenvolver a trama, o famoso herói, o homem ou mulher que representam os clichês, como muitos personagens de Arnold Schwarzenegger, Van Dame, Stalonne, etc. que resolvem seus problemas com a força muscular ou das armas, sobretudo.

Outro critério utilizado é que a ação (tiroteios, explosões, perseguições, etc.) são, na grande maioria, o foco central do filme ou seu grande chamariz, que no trailer tem aquele narrador com uma voz características ao pronunciar frases como “nesse natal os mansos herdarão a ação” [assista ao vídeo desse post e entenda].

Nisso alguns filmes não entram na lista como, por exemplo, Conan, o Barbaro e Indiana Jones, pois são filmes de aventura e fantasia, apesar de muita ação.
Tendo explicado isso vamos

Aos 5 melhores filmes de ação

5. DESEJO DE MATAR (DEATH WISH) – Estados Unidos, 1974. Direção: Michael Winner.
Charles Bronson, um ícone do gênero. Esse bigode só de olhar já inspira respeito, ainda mais tendo como acessório um trabuco desse tamanho. Sanguinolência, tiros e um olhar frio. Roteiro simples: um homem “pacato” que é arrastado para o inferno após ter a esposa morta e a filha violentada por traficantes, e outros malfeitores, mostra quem é o mais freak e vai matar todos os bandidos que encontrar. Estado de direito pra que cara pálida? O filme recebeu ao longo dos anos oitenta mais 4 seqüências, em uma delas o motivo para iniciar a vendeta é por causa do seu cachorro, assim diz a lenda ou minha memória. Campeão de reprises no Domingo Maior, assisti muitas vezes com minha mãe, uma grande fã do gênero.

4. VINGADOR DO FUTURO (TOTAL RECALL) – Estados Unidos, 1990. Direção: Paul Verhoeven
Ok. Esse é um filme de ação/ficção-cientifica. Ele mantém uma pergunta que perdura até hoje: Douglas Quaid sonhava ou estava em marte lutando? Schwarzenegger é o protagonista desse filme e apesar do ótimo roteiro, o coloco também como um dos filmes de ação mais bacanas que já assisti, pois me lembro até hoje de um dos lideres da resistência marciana que era um siamês bem escroto e das incontáveis seqüências de tiroteio, perseguições e dos olhos do governador da Califórnia esbugalhando por falta de ar. Tiroteio, explosões, drogas e Sharon Stone como “vilã”. Clássico dos anos 1990 e também recordista do Domingo Maior. Fora o jogo do nintendinho que era muito maneiro.

3. RAMBO (FIRST BLOOD) – Estados Unidos, 1982. Direção: Ted Kotcheff
O garoto que não teve a botinha do Rambo quando criança nos anos oitenta atire a primeira granada. O primeiro filme é um clássico. Herói de uma derrota, da Guerra do Vietnã, não encontra mais lugar no mundo que o recebe de volta e de seu estranhamento temos o nascimento de um grande anti-herói que proporciona um grande filme de ação. Nas seqüências ele vira o herói e sai destruindo tudo e todos que vê pela frente, um ícone que virou até desenho animado.


2. A OUTRA FACE (FACE/OFF) – Estados Unidos, 1997. Direção: John Woo
O roteiro é absurdo. Um policial para se infiltrar numa prisão em missão secreta troca sua face e corpo com o do vilão. Mas o legal desse filme é que Cage e Travolta interpretam o vilão e o mocinho no mesmo filme e conseguem convencer que um se tornou o outro. É impressionante como houve simetria entre os dois e as cenas de tiro são muito bem coreografadas, parecem uma dança, o que com certeza se deve a um forte dedo de Travolta.








1. IDENTIDADE BOURNE (THE BOURNE IDENTITY) – Estados Unidos, 2002. Direção: Doug Liman
Baseado em série homônima de livros, Identidade Bourne mostrou que o gênero pode se manter firme e com filmes muito legais. É o melhor filme de ação feito até hoje? não necessariamente. Mas com certeza é o melhor feito nesse século. A cena no bar na qual identifica as pessoas pelo jeito de sentar e pegar no copo é muito boa, além das seqüências de perseguição pelas ruas de Paris e outras cidades da Europa em carros comuns e até bizarros para filmes de ação. Fora as cenas tipicas do gênero que não deixam nada a desejar.


A minha lista é essa. Agora pode ir nos comentários e fazer a sua ou detonar essa daqui.

FICO POR AQUI – “PÔNCIO PILATOS AS 10 HORAS”

Um comentário:

  1. Legal a lista!
    Um comentário q vc fez sobre Bourne que sempre me chamou a atenção tb: as perseguições na Europa. É muito bom variar o cenário, sair um pouco dos EUA. Outras produções tem seguido este exemplo agora.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails