Páginas

7 de julho de 2011

A migração e a saudade


Nanuq, um velho Urso Polar, havia feito uma pergunta e aguardava com um olhar terno e as mãos sobre as têmporas da pequena menina.

- A coisa – começou a balbuciar a garota, com a cabeça levemente levantada em direção ao animal – é que a “Tingmiaq“, nossa “pecinha lala” foi embola – completou ela com sua pronuncia ímpar e segurando as lágrimas para não cair em prantos.

O Velho Urso sentiu empatia pela sinceridade da menina. Até mesmo ele com toda sua experiência, sabedoria e dificuldades que havia passado na vida, também sentia falta de “Tingmiaq“.

No Ártico Oriental não era comum conhecer uma companheira tão incrível e cheia de vida como “a pecinha rara“. De fato, a vida para todos eles havia sido tão fria quanto os blocos de gelo que os rodeavam, até que aquela formosa figura apareceu por aquelas bandas, por conta da dúvida que tinha do local para onde deveria migrar…

Foi pensando nisso que o Grande Urso Branco disse:
- Pequena Inuit, deves lembrar que nossa querida “Tingmiaq” simplesmente voltou, durante uma temporada, ao lugar de onde ela veio… A migração faz parte da natureza dos homens, animais e plantas… E a natureza é perfeita, jovem companheira!
Lá onde está “Tingmiaq” também existe outra menina que a adora e sente falta dos seus sorrisos, abraços, beijos e alegria. Além do que, principalmente, a ela também fazem falta o calor e carinho das suas origens – O Urso segurou o rosto da menina com suas duas patas e ajoelhando-se, para estar a mesma altura dela continuou dizendo – Sabes que o inverno aqui é duro e frio, menina Inuit, e nossa amiga sempre nos traz alegria… então devemos nos animar para que, quando “Tingmiaq” voltar, sinta que também tem uma família aqui conosco!

A garota sentiu uma radiante sensação ao escutar seu conselheiro. Quanta razão havia em suas palavras! E, ademais, a amiga deles nunca ficaria contente sabendo que sua ausência diminuiu a felicidade deles.

A pequena Inuit abraçou Nanuq e disse:
- Acho que agora entendo o que significa saudade!

O Velho Urso sorriu, deixando sair de sua boca um pouco da típica fumaça em uma temperatura tão baixa e comentou:

- Vem, vamos chamar os outros e preparar alguma coisa juntos. Assim, quando “Tingmiaq” estiver de volta, teremos muitas aventuras para contar e escutar!

Publicado no Farrazine #21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails