Páginas

30 de maio de 2007

SOBRE A TAL BELEZA UNIVERSAL


De uns tempos pra cá estive pensando sobre os tais padrões de beleza e ontem, após ver algumas fotos, decidi fazer um post sobre o concurso miss universo 2007.

Até pouco tempo atrás um excesso de curvas me chamava muito a atenção e mulheres muito magras eu considerava esquisitas, feias, pouco atraentes, porém, de lá para cá comecei a ver beleza na magreza das mulheres, claro que as curvas não podem faltar, mas elas não podem ser acompanhadas por gordura e as magrelas passaram a ser bonitas, atraentes, etc. Ao perceber isso me dei conta que na verdade o que mudou não foi apenas a minha forma de olhar, mas a própria concepção de beleza atual e eu, como qualquer outra pessoa qualquer (tanto homem quanto mulher), passei a admirar outro tipo de beleza. Ser magra passou a ser sinônimo de beleza e, de maneira geral, é considerada ideal.
O tal “lugar para pegar” até pode ser considerado uma qualidade, mas perde espaço. Hoje se perguntarmos a qualquer Zé da vida o que seria uma mulher gostosa ele diria que ela deve ter uma barriquinha tanquinho, seios em pé e uma bundinha redondinha e não mais um bundão tanajura.

As mulheres hoje são as que mais perseguem esse padrão, quem nunca escutou de amiga, namorada, esposa a palavra estou gorda, mesmo que nós dissermos que elas estão ótimas, ainda quando estamos sendo muito sinceros, elas não se dão por satisfeitas. Claro que estou falando de modo geral e conscientemente ignorando os casos específicos.

Não quero dizer que o padrão está certo ou errado, mas que ele mudou, mas o que prefiro é a diversidade.

Vejam a Juliana Paes, por exemplo




Ela “deixou” o padrão “brasileiro” de beleza e adaptou seu corpo a estética internacional, universal, do feminino belo. Um quadril que passava dos 100 cm, hoje, beira os 90 e o rosto que tinha maças mais arredondadas mudou bastante. Porém, mesmo tendo mudado de padrão ela ainda é considerada bonita, o que de fato é. Nós brasileiros aceitamos essa “nova” estética e creio que tendemos a "aderir" cada vez mais a ela, na mídia esse já é o padrão. Outra tendência é a aplicação de proteses de silicone nos seios, a famosa turbinada.

O corpo das grandes Tops do mundo Fashion são todos muito parecidos e o concurso miss universo também adota esse padrão. A mineira Natália Guimarães, 22 anos, ficou em segundo lugar no concurso e a japonesa Riyo Miori sagrou-se como a mulher mais bela do mundo do ano.



Miss Universo 2007

A candidata brasileira


O que chamou minha atenção foi o fato de que a maior parte das candidatas eram parecidas, se algumas não estivessem usando a faixa com o nome do respectivo país seria quase impossível dizer de onde eram ou a qual região pertenciam. Mesmo a candidata da Tanzânia que, pelas fotos, era a mais diferente poderia ser de qualquer região do planeta, excluindo-se o extremo oriente. As candidatas orientais que ficaram entre as cinco primeiras também não eram muito diferentes das outras, exceção feita apenas aos olhos puxados.

As cinco finalistas


Honey Lee, da Coréia do Sul


Ly Jonaitis, da Venezuela

Zaklina Sojic, a Miss Dinamarca

Flaviana Matata, da Tanzânia

O concurso miss universo reflete, e muito, o padrão de beleza atual, ou pelo menos o veiculado pela mídia, atrizes “holiwoodianas”, modelos, cantoras, etc., seguem este padrão mainstream. E determinados traços são cada vez mais comum em anúncios publicitários em qualquer lugar do mundo. Vi em uma entrevista com uma modelo outro dia que o fato da mulher ser magra contribui para que haja ângulos retos nas fotos, o que atenderia a atual estética da propaganda fotográfica.

reparem nos tipos físicos, existe diferença? E os cortes de cabelo?

Essa foi a primeira miss universo


No entanto não há como negar que essas mulheres são bonitas, mas são as "mais bonitas" por que nosso atual parametro "universal" de beleza assim o diz e nada impede que daqui a alguns anos isso mude.
MENINAS SER DIFERENTE TAMBÉM É BONITO

Acho que é isso, comentem

Link para ver fotos dos rostos das mulheres eleitas como as mais belas do mundo da década de 50 até o ano 2000.
http://www.geocities.com/SouthBeach/Palms/7793/mugallery.html

FICO POR AQUI

2 comentários:

  1. Fala César,
    Meu Deus! (apenas uma forma de expressão)Quanto indignaçã qto a magreza feminina! Eu acho mulher magra mais bonita e elegante, mesmo. Esse tal padrão brasileiro na minha opinião é muito vulgar...rs. Muita bunda e só!
    Falando em bunda, eu me lembrei de vc. Calma aí, deixa eu me explicar: a Gretchen (viu como tem tudo a ver)está tendo aula de política, pois pretende se candidatar para vereadora, ou coisa parecida em Praia Grande (mas acho que não é a sua Praia Grande, é outra.)
    Bjs
    Mande notícias!
    E o PC, conseeeeertou?
    E a conta do McDo, muito alta? Rs

    ResponderExcluir
  2. ola passando pra ver as novidades e chamar a atençao pra os novos sistemas de afiliados que estao la na tasca da esquina
    , ja que temos um blog temos que lucrar algo né?
    abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails