Páginas

4 de maio de 2007

Z`INGUÍCIO

Aviso aos navegantes: Domingo é meu aniversário e meu computador vai "pro conserto" (a fonte interna queimou e amanhã ou segunda vou atrás de uma nova), se não aparecer um novo post por aqui esses são os motivos, mas assim que a situação melhorar volto contudo e até o talo.

Agora ao Post de hoje.

Mais um Vídeo de Elinaldo Meira, colega de trabalho e amigo de outras horas. Ele enviou um link com sua mais nova produção áudio visual com um pequeno artigo e na falta de melhores palavras posto tanto o filme quanto o texto.

Z'Inguiço


Direção e Produção: Elinaldo Meira
Fotografia: Elinaldo Meira e Ana Carolina Mundim
Ano de produção: 2007

“Se há um começo para este cutíssima-metragem foi dado pelo caipira-violeiro Nestor José Cassiano, em sua terra conhecido por Cassianinho. Entrevistava-o para um documentário, o qual ainda estou a finalizar, quando em uma moda disse a inquietante palavra "enguiço". Há tempos não ouvia esta palavra, e quando a ouvia era apregoada aos enguiços de um carro, de uma tomada elétrica ou qualquer outra coisa mecânica; às coisas da vida, confesso que "enguiço" não havia ouvido correlacionada. Não bastasse isto, 'enguiço' não era qualquer 'enguiço', era 'z'inguício', ou seja, era entoada de um modo especial, pluralizada ao bel jeito caipira de lidar com a nossa língua. E assim 'z'inguício' era 'os enguiço'. É este, então, o primeiro começo do vídeo.

Uma vez inquietado por esta palavra, só restava eliminá-la de minhas idéias, e para eliminar algo de ordem abstrata presente em mim, só criando outra coisa que comungasse desta mesma ordem. Fucei em meio a algumas imagens que tinha realizado em parceria com a bailarina Ana Carolina Mundim, as quais tinham como destino a criação de um vídeo-dança para um festival do Itaú Cultural. Não servindo a este propósito, reservei-as. O fato é que elas – as imagens – foram lentamente se "desenguiçando" para a criação de Z'Inguício. Aí foram surgindo outras coisas sobre as quais gostaria de matutar: os vazios, as tristezas humanas, nostalgias, devaneios, os conflitos do cotidiano. A isto juntei a moda entoada pelo violeiro Cassianinho até porque ela projetava em contraste com a música do pessoal do grupo À DERIVA um confuso, mas necessário, choque rítmico.

Há mais uma coisinha, o círculo, elemento constante neste vídeo, ora representado pela bolinha de gude, ora pela lua, ora pelo movimento circular de bailarina. Pequena síntese do todo, sem lados, sem fim. É a minha breve compreensão. Convido cada um a pensar sobre o modo como queira entender o círculo, sua forma e função, os seus 'z'inguício'.

No mais, nada mais.

As músicas presentes no vídeo, exceto a cantada por Nestor José Cassiano, são da interpretação do grupo musical À DERIVA. Vale ouvi-los! Consulte o site: http://www.musicaaderiva.com.br/. Os integrantes do grupo são: Daniel Muller, Guilherme Marques, Rui Barossi e Beto Sporleder. Há dois trechos de músicas no vídeo Z'Inguício, são elas: 'Silêncio II' e 'Silêncio III', ambas de Beto Sporleder.

Abraço forte!”

FICO POR AQUI

3 comentários:

  1. Tá na hora de comprar um computador novo e não mandar pro conserto!rs...
    E FELIZ ANIVERSÁRIO, adiantado!

    ResponderExcluir
  2. Lembra do Blog do garoto de São Leopoldo? Então é Cenas do Cotidiano.

    ResponderExcluir
  3. Olá, não sei qdo vai ler isso...

    Mas qual dos roteiros é pra eu desenhar...?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails