Páginas

23 de setembro de 2007

CRTL C, CTRL V DE UMA PAIXÃO


O POST DE HOJE FOI COPIADO DESCARADAMENTE DO BLOG DO JUCA KFOURI.

O TEXTO É EMOCIONANTE, ASSIM COMO É A PAIXÃO QUASE INCONDICIONAL DO BRASILEIRO PELO FUTEBOL.

VALE A PENA SER LIDO.

FICO POR AQUI - SEGUE O TEXTO:

"Caro Juca,

Te mando em particular minha crônica para o clássico Náutico x Sport.

Eu me emocionei muito quando escrevi.

Como se não fosse uma fábula.

Os lances da partida são reais.

O pai e o filho talvez.

Aceite como um presente pelos últimos dias.

Um abraço,

Roberto


O FILHO PRÓDIGO

Por: Roberto Vieira, Colaborador NauticoNET

"Eu amava a Alice’.

Eu estava ali sentado no hospital imaginando o que escrever sobre o Clássico dos Clássicos quando aquele senhor perdido em seus devaneios repetiu:
‘Eu amava a Alice’.
Antes que eu pudesse esboçar uma defesa ele prosseguiu. E eu não pude deixar de sorrir com o resto da história. História que eu transcrevo aqui pra vocês.
‘Eu amava Alice. E o pai de Alice era rubro negro. Diria mais, era um torcedor fundamentalista do Esporte.
Eu torcia pelo Náutico. Torcia é modo de dizer. Meu pai me levava a campo. Mas não compreendia bem aquela algazarra, aquela paixão.
Eu só amava Alice.
Quiseram me fazer de mascote, mas eu resisti à idéia. O que Alice ia dizer quando soubesse? Meu pai ficou triste. Porém era um raro exemplar de pai democrático naqueles tempos de palmatória. Desde esse dia não me forçou mais a ir a campo. Me dava um beijo e saía solitário para o estádio.
Eu ficava sonhando com Alice.
Naquele tempo namoro nem pensar. Era necessário um Concílio Vaticano pra pegar na mão da moça. Entretanto eu dava sorte, a mãe de Alice me dava aulas de reforço. E eu nunca melhorava muito na matéria senão eu deixava de ter aulas na casa de Alice.
Numa dessas aulas o pai de Alice puxou conversa sobre futebol e perguntou se eu torcia por algum time. Respondi de bate pronto: Esporte!
Ele exultou. Antes que eu pensasse duas vezes ele me chamou pro jogo contra o Náutico quando o Esporte, que ganhara o primeiro turno e liderava o segundo turno, iria jogar contra o alvirrubro.
Ainda lembro bem o dia. 20 de novembro de 1951. Era aniversário de papai.
Eu amava Alice.
‘Combinado!’
No dia do jogo eu menti pra papai. Teria prova no dia seguinte, ia estudar com os amigos. Saí de casa como um fugitivo da lei e encontrei-me sorrateiro com o pai de Alice nos Aflitos.
Quis o destino este senhor de mil faces que um rosto conhecido se cruzasse com o meu na multidão. Meu pai trocara o caminho, quem sabe pensativo em sua solidão, e passara defronte da torcida do Esporte.
Lá estava eu. Calabar.
Meu pai caminhou em minha direção e quando preparei o rosto pra primeira bofetada da minha vida ele me abraçou, deu um beijo em meu rosto e sussurrou baixinho em meu ouvido:
‘Não precisava mentir. Eu sempre vou te amar!’
E saiu para o seu lugar de sempre nas arquibancadas dos Aflitos.
Mudo. Envergonhado, fui conduzido pelos novos amigos rubro negros sob os gritos de Casá-Casá. Quando ergui meus olhos lá estava meu pai na torcida do Náutico. Eram poucos. Ninguém acreditava que naquela altura do campeonato algo fosse mudar a história.
Talvez apenas meu pai e os jogadores.
Quando o jogo começou, logo nos primeiros movimentos o atacante Tonho do Esporte marcou 1x0.
Meu pai olhava para o gramado hipnotizado. O que pensava eu não sei.
Os torcedores do Esporte deliravam e provocavam na distância os seus adversários: ‘A turma é da fuzarca!’
O pai de Alice me abraçava.
Um segundo depois o goleiro Vicente do Náutico sofre uma distensão. Não pode continuar jogando.
Não havia substituição naquela época. O grande zagueiro Lula veste a camisa de goleiro e vai pro gol.
Grande parte da torcida alvirrubra vai embora. O massacre era uma questão de tempo.
Rezo para que meu pai vá embora. Mas o seu olhar permanece distante. Como se nem mesmo percebesse o gol.
Desvencilhei-me dos meus novos amigos. Corri pela noite até o meu pai. Abracei-o em silêncio.
Iríamos enfrentar juntos ao dilúvio.
O Esporte parte para a goleada. Seu ataque perde duas chances claras de ampliar o marcador.
De repente Alcidésio avança e observando Manuelzinho adiantado dispara. Parecia impossível, a bola alcança as redes e o jogo está empatado: 1x1!
O que restou da torcida começa a gritar ‘Veteranos’. Era assim que se chamavam os jogadores do
Náutico. Algo em todos nós avisa que o leão está nocauteado. Levou um direto no queixo. Djalma como um raio dribla toda a defensiva adversária e marca o tento da virada 2x1.
O Esporte era o líder invicto do returno.
Lula prossegue defendendo tudo depois do intervalo.
Então Zeca aumenta para 3x1.
Hélio Mota faz 4x1.
O oportunista Fernandinho estabelece a goleada: 5x1!
Todos os atacantes do Náutico assinalaram um gol. Lula não sofreu nenhum.
O pai de Alice proibiu minhas aulas de reforço.
E daí?
Naquela noite voltamos eu e meu pai gritando N-Á-U-T-I-C-O pelas ruas da cidade.
Durante os anos que se seguiram assistimos muitas vitórias. Muitas derrotas também doeram em nosso coração.Mas estávamos sempre juntos.
Estádio dos Aflitos era o nosso país das maravilhas...'

Um comentário:

  1. Eae amigo!?! cê viu oscrap q eu deixei procê no orkut!?!

    Bom é isso, vim só pra ver suas atualizaçoes e dizer oi... rsrsr

    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails