Páginas

6 de novembro de 2007

VANESSA DA MATA, DA SELVA, DO SERTÃO, DA CIDADE E DE TODO O LUGAR

A mato-grossense de 31 anos, Vanessa da Mata, lançou esse ano seu terceiro álbum, Sim. Nesse CD ela conseguiu demonstrar sua maturidade e identidade sonora e caminha a passos largos para se consolidar como um dos principais nomes da Nova MPB. Seu primeiro álbum, Vanessa da Mata (2002), foi bem tateante, com sambas e músicas que lembravam muito as interpretações de Marisa Monte. No entanto, o trabalho intitulado Essa boneca tem manual (2004), soou muito mais moderno e original, sobretudo.

Essa boneca... trouxe em suas faixas o hit Ai, Ai, Ai..., tocado até no carnaval da Bahia, o que elevou a compositora e cantora ao status de cantora popular, rendendo-lhe um disco de platina. Ela tem um timbre bem interessante, em alguns momentos, especialmente ao pronunciar algumas frases e nos seus finais, lembra Gal Costa, em outros, Marisa Monte, mas nunca nos esquecemos de quem está cantando.

Nome estabelecido no meio musical brasileiro, Vanessa compõe boa parte de suas canções e produziu pérolas como “Ela x Ele na Cidade Sem Fim”, canção lenta, de versos simples, melodia cinematográfica e com um resultado belíssimo (escute nesse post). Além disso, suas composições foram gravadas por nomes de peso como Maria Bethânia, por exemplo.

Em Sim, temos uma levada Reagge em algumas das faixas, e não seria de estranhar, pois boa parte do trabalho contou com a participação de músicos jamaicanos (5 das 13 faixas). Sim, traz um pouco do primeiro e do segundo álbum, mas com um grau de amadurecimento que só grandes artistas apresentam. Os sons com ritmo de samba, tocados de maneira tradicional em Vanessa da Mata, aparecem em Sim com elementos eletrônicos e balanço moderno, como, por exemplo, na faixa “Fugiu com a novela”, segunda do disco.

A música de trabalho é "Boa Sorte-Good Luck", composta por Vanessa, com a participação do músico norte-americano Ben Harper. Essa canção já está rolando no blog faz uma semana. Quem gosta de boa música os álbuns Essa Boneca tem Manual e Sim são extremamente recomendados.

Acompanhem duas músicas de Vanessa e assistam o vídeo clipe da canção Boa Sorte-Good Luck e a outro que contem a matéria exibida no Fantástico sobre o processo de produção e a parceria com Ben Harper e o encontro entre os dois.

Acesse a página oficial da cantora clicando aqui

Deliciem-se

Ela x Ele na Cidade Sem Fim




Ela não tem preço
Nem vontade
Ela não tem culpa
Nem falsidade
Ela não sabe me amar
Ela não tem jogo
Nem saudade
Ela não tem fogo
Nem muita idade
Ela não sabe me amar
Ela não saberá

Coisa de amor
De irmão
Que ela insiste e que me dá
Toda vez que eu tento
Ela sofre
Poderia ser medo
Mas como é possível

Mas então seu amor não é meu
Nem eu o seu
Pois então que será minha amada
Amadora?

Ele não tem preço
Nem vontade
Ele não tem culpa
Nem falsidade
Ele não sabe me amar
Ele não tem jogo
Nem saudade
Ele não tem fogo
Nem muita idade
Ele não sabe me amar
Ele não saberá

Mas então seu amor não é meu
Nem eu o seu
Pois então que será meu amado
Amador?

Se eles não têm pose
Nem maldade
Eles não têm culpa
Nessa cidade
Eles não sabem amar
Coisas da vida

(Esta letra foi retirada do site Letras.mus.br)



Boa Sorte-Good Luck



É só isso
Não tem mais jeito
Acabou, boa sorte

Não tenho o que dizer
São só palavras
E o que eu sinto
Não mudará

Tudo o que quer me dar
É demais
É pesado
Não há paz

Tudo o que quer de mim
Irreais
Expectativas
Desleais

That’s it
There's no way
It's over, Good luck

I have nothing left to say
It’s only words
And what l feel
Won’t change

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It’s heavy
Não há paz / There is no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / Isn’t real
Expectativas / that Expectations
Desleais

Mesmo, se segure
Quero que se cure
Dessa pessoa
Que o aconselha

Há um desencontro
Veja por esse ponto
Há tantas pessoas especiais

Now even if you hold yourself
I want you to get cured
From this person
Who advises you

There is a disconnection
See through this point of view
There are so many special people in the world
So many special people in the world in the world
All you want
All you want

Tudo o que quer me dar / Everything you want to give me
É demais / It's too much
É pesado / It’s heavy
Não há paz / There's no peace

Tudo o que quer de mim / All you want from me
Irreais / isn’t real
Expectativas / that Expectations
Desleais

Now we're falling, falling, falling , falling into the night, into the night
Falling, falling, falling, falling into the night
Um bom encontro é de dois
Now we're falling, falling, falling , falling into the night, into the night
Falling, falling, falling, falling into the night

(Esta letra foi retirada do site Letras.mus.br)


Vanessa da Mata Boa Sorte/Good Luck – Clipe Original



Encontro entre Vanessa da Mata e Ben Harper – Reportagem do Fantástico


FICO POR AQUI

Um comentário:

  1. E ai Cesar?

    brigadão pelos seus elogios. o jeito que eu escrevo os textos é uma mistura das minhas leituras de Super Interessante e MAD :P
    uma das intenções iniciais do blog sempre foi aproximar leigos deassuntos relativos a CS, e acho que o melhor jeito pra isso é misturar cultura POP com linguagem coloquial (tento ser um "intelectual organico").

    temos muito em comum, e acho que vou exigir sua colaboração em alguns textos meus que envolverem historia haiuhaiuhaiua se for ver, voce tambem é um "cientista social nerd"!!

    Me dá seu nome ompleto pra eu caçar teu orkut (ou vc caça o meu).

    eu tbm li aquele artigo. muito legal! acho que voce deveria se aventurar mais vezes em analises misturadas com midias...
    quanto a "normalidade", acho que não existe nada mais "anormal" haiuahiuhauhia

    abraços!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails