Páginas

30 de maio de 2008

SINGERS IN THE RAIN

Ultimamente estou numa onda de escutar as novas vozes femininas da MPB. Tal onda, diga-se de passagem, não é por algum tipo de moda ou coisa parecida, mas por que sempre gostei das interpretações do “belo sexo” e, além disso, essas mulheres estão honrando a tradição tupiniquim de ter em sua história musical belas e grandes cantoras como Bethânia, Gal Gosta, Marisa Monte, Elis Regina, Nana Caime, para ficarmos com poucos exemplos.

No meu Media Player atualmente estou ouvindo muito Ana Cañas, Céu e Ceumar. No MySpace ouço a anglo-brasileira Nina Miranda e a Cibelle. Essas são as 5 cantoras que inspiraram esse post. Entretanto, Nina Miranda e Cibelle são muito mais conhecidas no exterior, principalmente Inglaterra e EUA, do que no Brasil, embora, graças a Internet, isso possa ser resolvido rapidamente.

A paulistana de 27 anos, Ana Cañas, conheci numa zapeada que me levou ao programa Todo Seu, apresentado por Roni Von (as quintas-feiras costumo assistir ao programa por causa do Peterman). Ana estava cantando e me prendeu ao primeiro acorde. Ela acaba de lançar seu primeiro álbum “Amor e Caos”.

Já a mineira Ceumar a vi no festival de música da Cultura, na qual se consagrou como melhor cantora, mas só fui ouvir seus álbuns recentemente. Ela já tem 3 trabalhos completos lançados no mercado: Dindinha (2000), Sempre Viva (2003) e Achou (2006).

CéU é uma jovem, bela e talentosíssima cantora da capital paulista e nos anos de 2006 e 2007 faturou, respectivamente, o Grammy Latino (melhor nova artista do ano) e o
Grammy (Melhor Álbum de World Music Contemporânea – Vocal ou Instrumento). Seu album de estréia intula-se CéU, lançado em 2005.

Poderia ficar aqui horas descrevendo cada álbum dessas artistas, mas para o post não ficar muito extenso, vão apenas algumas considerações gerais.

Ana Cañas, CéU, Cibelle e Nina Miranda representam uma nova tendência da música brasileira, uma Nova MPB, que recebe uma série de influências, não só nacionais, mas de diversas regiões do globo. Do Brasil a Bossa Nova e o Samba tradicional se fazem presentes, do estrangeiro R&B, Jazz, Trip Hop, Reggae e sub-generos do cenário eletrônico. Embora, como já dito, Cibelle e Nina Miranda cantem a maior parte de suas canções em inglês.

Ceumar já está mais próxima de um estilo sem muitas misturas e mais acústico, além de regional, mas nem por isso melhor ou pior. Em Dindinha (no Nordeste, essa expressão remete as avós, em Minas pelo visto também), ela canta à aurora de nossa vida, nossa infância perdida, com músicas que tem estrutura próxima a de cantigas. A voz dela é impecável, agradável e a pronúncia das palavras é cristalina. Seus dois últimos trabalhos com estruturas diferentes demonstram bem o que estou dizendo.

Com o tempo vou upando canções dessas cantoras para o player aqui do blog, por enquanto vocês podem curtir Nina Miranda em Underwater Love.

Para fechar, segue vários links com páginas oficiais, myspace, last.fm, etc.

NOTA: No myspace vocês poderão ouvir algumas canções, assitir vídeos do Youtube (reunidos por lá), acompanhar a agenda e até fazer comentários.

NOTA 2: No Last FM (last.fm) vocês poderão ouvi-las e também conferir outros artistas relacionados, além de poder baixar algumas faixas gratuitamente.


Deliciem-se com Boa Música

Ana Cañas
Página da Ana
Myspace
Lastfm


CéU
Myspace
Wikipedia
Lastfm

Ceumar
Página da Ceumar
Myspace
Lastfm

Cibelle
Myspace/Pagina da Cibele
Lastfm

Nina Miranda
Myspace
Wikipedia
Comunidade do Orkut
Lastfm


FICO POR AQUI - “É SÓ TOCAR NO PONTO G DA BOMBA H”

4 comentários:

  1. Adooro a Cibelle e a Céu! As outras estão guardadas apar ouvir um dia!

    [modo k. de ser on]
    Esse blog tah musical!
    [modo k. de ser off forever]

    ResponderExcluir
  2. Hola Cesar, soy Irene de "la habitacion roja" Portugés nada pero intentaré entender lo que pones ;) También has ganado otra lectora de tu blog.

    Muchas gracias por tu comentario. Un beso

    ResponderExcluir
  3. Fala parceiro

    Tem um selo pra você lá no Quadrideko. Passa lá.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Excelente post, César. Eu já havia ouvido falar dessas cantoras, mas não levei muito a sério, achava que se tratava de "onda" da moda - cantoras bonitas e sensuais, mas com pouca expressividade. Fiquei surpreso, a Céu ganhou um Grammy - sei lá se isso é parâmetro para meu gosto - certamente um grande feito! Eu ouvi o disco dela e achei... legal. Enfim, pelo que você diz, estas cantoras têm algo de especial, entao vou dar mais atenção. Valeu!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails