Páginas

26 de maio de 2008

Terra de Ninguém II

Olá a todos! Após pequena ausência, estou de volta! Na verdade, vim aqui expressar minhas opiniões sobre este tema que vem insuflando os espíritos patrióticos Brasil a fora: A AMAZÔNIA É NOSSA! (risos) Grande coisa... o que vimos fazendo por lá? Nada além do que melhor sabemos fazer: defecar (para ser polido) em tudo!

No dia 5 de setembro do ano passado, escrevi ao César passando um link de um vídeo sobre o descumprimento da liberdade de imprensa em Juína, Mato Grosso. Procurei outros vídeos que pudessem iluminar a questão, mas só encontrei umas bobagens. Eu defendo a Amazônia, mas não compro o discurso dos grupos de ambientalistas, pois ninguém por lá, ao meu ver, é tão inocente e bem intensionado assim. Postei o vídeo abaixo novamente para os que não viram.

O motivo de eu vir escrever sobre este tema foi o que acabei de ver na TV: nosso presidente Lula falando que a Amazônia tem dono e todos aplaudindo. Será que tem mesmo dono? Não acredito, infelizmente. Nosso Estado, que deveria agir ali como uma entidade de letras maiúsculas, é pequeno e ineficiente naquela região, governada por interesses privados.

O que me preocupa é o fato de aquilo se tratar de uma verdadeira terra sem lei, sem plano de desenvolvimento, sem absolutamente nenhuma boa perspectiva. Ok, a Amazônia é nossa, mas isso não basta. Ela é nossa responsabilidade acima de tudo. E o que fazemos com ela (ou ou que não fazemos, na verdade) em termos de política pública de desenvolvimento sustentável é, ao meu ver, o que espanta o resto do mundo. Isto não é novidade alguma para vocês, claro, mas é preciso que nos lembremos disso para não comprar esse discurso de que estão querendo roubar o que seria nosso.

Duvido muitíssimo de um plano de internacionalização da Amazônia, até porque isso seria demasiado desgastante para qualquer país. Mas está claro que não temos condições de gerir e aproveitar os recursos que ali se encontram.

Portanto, sou sim favorável a que se abra espaço à cooperação internacional para o bom aproveitamento e gestão dos recursos da Amazônia. O Brasil tem que acordar para este que pode ser um excelente negócio, fonte de muito lucro financeiro e, talvez, quem sabe? fonte de poder e influência no cenário político internacional. Enfim... não é possível articular um discurso sobre a Amazônia e seus problemas sem lembrar que ela não é um caso exclusivo, pois temos uma infinidade de outras ilegalidades e falta de planejamento em diversas áreas, sendo, portanto, impossível que consigamos nos organizar a ponto de mudar alguma coisa.

Ah! Dane-se! Já que nada vai mudar, façamos o mais racional: quem dá mais pela Amazônia?


Um comentário:

  1. Será que oferecer meu blog tá de bom tamanho...vale aquele buraco que é a Amazônia, heim...huahahahahaha
    ..argh...esses discursos ambientalistas...nem eu compro!

    Quéroul
    Newserrado.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails