Páginas

22 de agosto de 2008

QUANDO O ÁLCOOL É MUITO E A INSPIRAÇÃO É POUCA


Pois bem. Esse é o segundo post que escrevo após voltar de uma “balada” na qual estou levemente embriagado (na outra oportunidade estava mais do que levemente embriagado, diga-se de passagem).



São 4:33 da manhã e após assistir alguns minutos do espetáculo olímpico de Pequim e procurar em vão o carregador do meu celular estou numa luta constante para coordenar os impulsos elétricos que comandam meus dedos ao digitar.

A observação que tenho a fazer é sobre as amizades que fazemos na vida. As vezes encontramos amigos com A maiúsculos em pessoas que tem posições opostas as nossas. O amigo com quem estava bebendo e tagarelando é assumidamente um sonhador, um comunista e eu declaradamente um social democrata, mais alinhado ao pensamento das esquerdas européias e norte-americanas (no caso da última aos Democratas como Hilary e Obama). Mas esse não é o foco. Claro que divergências e maneiras de ver o mundo por prismas diferentes podem atrapalhar uma relação em qualquer nível, principalmente quando essas visões incidam sobre como o mundo funciona e nos nossos casos específicos a maneira como se concebe e escreve a história dessa espécie que no fim das contas pode ser um erro, como levantou certo filosofo alemão da virada do século XIX para o XX.

Mas mesmo assim, uma amizade sincera e com muitas identidades pode surgir. Esse meu amigo foi de minha turma de faculdade e um dos primeiros que fiz nessa trajetória. O que temos em comum é um certo respeito pela coisa pública, por uma conduta ética da vida na qual não se faz necessário sacanear ninguém para conseguir os objetivos de vida, basta apenas fazer sua parte e se diferenciar por seus próprios méritos. Fidelidade, é uma outra coisa que pode ser aplicada a ambos.



Não sou radical, pelo contrário, tendo a relativizar e a tolerar mais a diferença ao contrário do meu amigo, mas, veja bem, mas apesar das diferenças admiro muito esse meu camarada e sei que muitas vezes a identificação com alguém não obedece necessariamente questões lógicas, a coisa passa pela subjetividade que no estado no qual me encontro é difícil explicar.



Acho que era isso. O post é pessoal e o máximo em que consegui chegar após meia dúzia de cervejas foi até aqui.... porém, a amizade é para a vida toda.



FICO – “WHY SO SERIOUS?

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails