Hoje é dia 13 de maio. Faz 120 anos que o trabalho escravo foi abolido no país. Muitas coisas mudaram no Brasil nesse período. Outras nem tanto. Não podemos dizer que nós somos uma nação livre de pré-conceitos étnicos, temos em nossos repertórios de piadas ou de falas cotidianas uma série de frases que denotam um certo grau destas permanências.
O grupo de humoristas Deznecessários tem um quadro intitulado “O Afro-Descendente” que nos faz rir muito ao mesmo tempo que nos força a colocar a mão na consciência. Os bons humoristas têm a capacidade de nos escarrar a verdade pelo riso, de mostrar a desgraça do mundo de uma maneira que não nos deixa deprimido, mas que toca um botão em algum canto. Rimos da piada e de nós mesmos simultaneamente.
Vamos ao vídeo. Eu garanto que é hilário.
DEZNECESSÁRIOS – O AFRO-DESCENDENTE
Post relacionado
13 de maio
Gostei da foto do Mussum. Esse cara foi muito importante pra causa negra: toda semana um negro entrava na casa das crianças de todas as cores,levando alegria para elas.
ResponderExcluirVou ver o video agora
Caracas César, Arrebentou!
ResponderExcluirFaz tempo queria postar algo sobre esse tema.... tenho um montão de informação guardada, pra postar mas acaba no dando tempo...
Um abraço amigo
Olá novamente César :)
ResponderExcluirAgora é pra dizer que o Fronteiras também está muito bom. Parabéns!
O lay-out, os textos... Enfim, tudo ficou ótimo.
Sobre o post, realmente é um assunto bastante complicado. Como você escreveu todos temos (nem que seja só um pouquinho) deste sentimento de diferenciação. Afinal racismo não é somente racial, mas também religioso, social, sexual, econômico, etc.
O vídeo é muito bom neste sentido, faz com que pensemos em determinados assuntos sem o peso de uma cobrança direta.
Abraços