Páginas

14 de agosto de 2009

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA BRASILEIRA

Livro (lançamento)

Série Crtl C + Ctrl V
RETIRADO DO BOLETIM DA EDITORA UNESP RECEBIDO POR E-MAIL

A transformação da educação em indústria cultural
O próprio título deste lançamento da Editora Unesp já informa que estamos diante de um trabalho heterodoxo, que vai além dos fatos e significados consolidados, porque aborda a história da educação como parte da história da cultura. Em Outras histórias da educação - Do iluminismo à Indústria Cultural (1823 - 2005), a autora, Sonia Marrach, "assumiu a tarefa de desvendar as relações complexas de uma história marcada pelas contradições que se revelam com particular intensidade no contexto da civilização industrial", como nota Franklin Leopoldo e Silva.

Sonia não toma a educação como um elemento isolado. Inspirando-se na teoria crítica da Escola de Frankfurt, trabalha historicamente a transformação do Iluminismo, matriz do pensamento educacional contemporâneo em educação. Este caminho é traçado para que possamos entender como da meta de educar para o esclarecimento - e do esclarecimento passando para a educação do cidadão - chega-se, nos tempos modernos, à massificação e à homogeneização. Um percurso que, no caso brasileiro, registra a maneira como "ideias de educação para a emancipação morreram no nascedouro, antes de atingirem as práticas pedagógicas ou acomodaram-se nos esquemas tradicionais".

A educação é abordada no livro como um problema humano profundo, em uma concepção antropológica que vai além da questão escolar ou da organização do ensino. Neste processo, Outras histórias da educação também se constitui em uma severa crítica ao contexto contemporâneo, em que se verifica a traição aos valores iluministas, o embate da escola com a mídia e se radicaliza o controle de corpos e almas, transformando o conhecimento em mercadoria e impedindo a crítica à realidade existente.

Sobre a autora - Sonia Marrach é professora de História da Educação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), câmpus de Marília. Publicou O lúdico, o riso e a educação em François Rabelais. Organizou os livros Conciliação, neoliberalismo e educação e Memórias de um autodidata no Brasil, de Maurício Tragtenberg.

Título: Outras histórias da educação - Do
iluminismo à Indústria Cultural (1823 - 2005)
Autora: Sonia Marrach
Páginas: 286
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 49
ISBN: 978-85-7139-909-9
Data de publicação: 2009

Os livros da Fundação Editora da Unesp podem ser
adquiridos pelo site www.editoraunesp.com.br ou telefone
(11) 3242-7171. Ramal 417

Editora UNESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails