Páginas

17 de março de 2011

LENDAS E CONTOS


Avalon, Pedras, Excalibur e outras estórias....



O Rei Arthur.

Algumas lendas dizem que ele tinha 16 anos, quando conseguiu arrancar uma espada cravada em uma pedra, feito que nenhum outro homem, seja quem fosse conseguiu...

Essa espada se chamava Excalibur, e em outra lenda, se comenta que na verdade, o rei Arthur, não arrancou a espada de nenhuma pedra, e sim, ganhou a espada de um ninfa chamada A Dama do Lago.

Se comenta que os cavalheiros do rei Arthur, em busca do Santo Graal, combateram em bosques sombríos e castelos, a duendes, dragões e outros monstros fantásticos, para depois voltar a Camelot e contar suas aventuras na Távola Redonda.
Arthur, com o passar do tempo, se casa com Guinevere (ou Gwenhwyfar, nome esquisito mais bonitinho né?), que se apaixona pelo melhor espadachím de Camelot. Lancelot.
A traição de Guinevere e Lancelot ao seu rei, junto com outros sucessos, produze a queda de Camelot e do reinado de Arthur.

Na verdade, ninguém sabe se essa lenda é certa. Nem sequer existem provas que o rei Arthur existiu realmente...

Nos registros históricos do Reino Unido, não existem nenhuma alusão a um rei chamado Arthur no império britânico, ou seja, nunca houve um rei Arthur históricamente comprovado.

Quando digo império britânico, me refiro aos países que geográficamente forman, hoje, o Reino Unido... por que lógicamente, até a virada do século XVIII para o XIX o Império Britânico não existia....

Algumas pessoas dissem que a origem dessa lenda, veio a partir da mitologia celta, ou talvez, se tenha construido a estória a partir de fatos reais atribuidos a um guerreiro bretão, rei do pequeno reino de Cornualles (Kernow, nome esquisito e feio mesmo! Né?).

Bom essa introdução é apenas um aperitivo para que vocês possam conhecer melhor a estória de um livro bacanudo:


As Brumas de Avalon de Marion Zimmer Bradley




Essa série tenta, com êxito, dar uma linha argumental cronológica e histórica a lenda de Camelot. Cheio de fantasia e aventuras podemos comprovar que Marion Zimmer Bradley é uma boa escritora. Um pouco repetitiva, isso sim, mas boa escritora... e as Brumas de Avalon é uma de suas obras maestras!

Você ainda não leu? Humpf, pois não sabe o que está perdendo... francamente corre em alguma livraria e compre-o, vale a pena!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails