Páginas

8 de março de 2011

Júlio César de Melo e Sousa



Malba Tahan foi o cara que conseguiu a proeza de me fazer gostar de matemática... Eu odiava essa matéria!!!! Eu sempre tirava notas ruins e tinha professores que também não faziam a matéria ser muito interessante.... O que eu, diga-se de passagem, acho fundamental nessa matéria.

Bom, um belo dia meu pai, que fazia parte do "Círculo do livro", chegou em casa com "O homen que calculava". Ele me disse:

- Meu filho, lê esse livro sem preconceitos pela matemática, é uma bela estória.

Putz!!!! Meu pai estava super errado!!!! Essa não é uma bela estória. É a estória.

O livro me deixou completamente boquiaberto. Eu nunca pensei que a matemática podia ser tão simples. Eu comecei a amar a simplicidade das equações e precisava ler mais livros de Malba Tahan...

Li, mais ou menos, oito livros de Malba Tahan. Descobri que ele na verdade, era um personagem que tinha inventado um professor chamado Júlio César de Melo e Sousa, e que esse homem tinha inventado todo um universo em torno deMalba Tahan.

A biografia dele era tão perfeita que nem tava pra acreditar que o cara não existia...

A maneira como ele assumiu a prefeitura da cidade árabe de El-Medina, seus estudos em Constantinopla, como iniciou sua viagem pessoal a Japão, Rússia e India, e a sua morte, lutando pela liberação de uma tribo na Árabia Central... tudo isso saiu da imaginação de um gênio brasileiro.

E Julio César de Melo e Sousa, nunca, nunca, nunca tinha pisado em nenhum dos lugares que ele citou como biografia do seu personagem... Nem tinha nenhum parentesco árabe em sua familia... O mais perto que ele chegou das areias do deserto, foram as areias das praias do Rio de Janeiro.

Malba Tahan, em árabe, quer dizer "moleiro de Malba". Malba é um oásis e Tahan, o sobrenome de uma aluna que ele teve.

Como curiosidade, Júlio César de Melo e Sousa, foi um verdadeiro desastre em matemática quando era aluno. Chegou a registrar uma nota dois, sobre dez, em uma sabatina de álgebra e uma nota cinco, sobre dez, em uma prova de aritmética... Vai entender?!?

Se você não conhecia a estória dessa brasileiro aconselho a procurar nas livrarias porque não tem nenhum desperdício

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails