Páginas

8 de junho de 2014

SEMPRE ME LEMBRAREI DE FRED

Toda história está marcada em nosso corpo, em nossos genes, em nossa subjetividade fluída e flexível. Mas não mergulharei fundo nesse tema, apenas quero que pense no que nós humanos podemos fazer com nossos corpos, de como os sentidos dados e os percebidos sobre nossa forma de estar, da nossa biologia transplantada e suplantada pela cultura, são fenômenos históricos.

Provavelmente o alto desempenho atlético dos corpos na contemporaneidade não repete ou se aproxima do desempenho obtido por nossos antepassados longínquos, que caçavam e lutavam, embora acreditar que os primeiros homo sapiens sapiens vivessem em constante perigo seja um exagero de perspectiva. Isso, porém, é apenas um exercício de imaginação. O que podemos afirmar, e esse é objetivo desse pequeno texto, é que somos capazes de imprimir com nossos movimentos, nosso gestual, nossa voz, nosso silêncio sentidos múltiplos, que ultrapassam a simples trivialidade do dia a dia, transformando a nós mesmos em objetos de arte.

Um mancebo é simplesmente um mancebo, que serve para pendurarmos chapéus, guarda-chuvas, casacos ou simplesmente para cultivarmos poeira. Mas se o mesmo mancebo ganhar vida ao ser tocado, girado e ritmado ele ganhará personalidade, um sentido romântico, de uma sensibilidade construída na história. Junte o mancebo ao seu criador e terá uma experiência quase transcendente, pois ao dançar e utilizar-se do objeto como uma extensão da nossa própria engenhosidade, do nosso próprio corpo, vislumbramos possibilidades infinitas, nosso caminho dourado. 

Verás de forma translucida que temos como nosso único elemento invariante no tempo a capacidade de mudar, de nos reinventarmos continuamente e, com isso, podemos criar pontes com outras dimensões do tempo, das memórias perdidas, ou podemos imaginá-las e num esforço hercúleo narrá-las.

Tudo isso apenas para dizer apenas uma frase:

- Fred Astaire é objeto e sujeito da arte quando dança.














FICO POR AQUI - ESSE FOI O TOQUE DA PRIMEIRA TROMBETA QUE ANUNCIA NOSSA VOLTA


3 comentários:

  1. Ótimo toque de trombeta. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulinho!!! Vamos retomar a coisa por aqui e em breve teremos novidade, pois estamos mudando de casa! Quero que você participe também!
      Quando puder vamos prozear pelo skype para eu lhe dar mais detalhes.
      Abraços

      Excluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails