Páginas

3 de abril de 2007

EU SOU APENAS UM HOMEM... NORMAL(?)

(Cenas do Filme "O Fantasma da Liberdade" (1974), de Louis Buñuel)

“Posso estar ao seu lado”

O que é o normal? A normalidade? O desejo? O proibido? O permitido? Creio que muitos já tenham se perguntado isso, se não fizeram conhecem alguém que o fez.

Uma coisa que tenho a dizer sobre isso é que na perspectiva na qual olho e vejo o mundo, considero todas essas questões como problemas historicamente colocados e construídos, ou seja, os parâmetros de normal e anormal, louco e são, proibido e permitido, etc., variam no e com o Tempo e são construídos socialmente. Há poucos anos atrás, no máximo duas décadas, a questão da virgindade, sobretudo a feminina, era vista pela maioria como um bem que deveria ser guardado a sete chaves até o casamento, e o certo era preservá-la. Hoje, dificilmente encontra-se alguém que defenda este principio sem um certo constrangimento, pelo contrário, a questão da sexualidade é colocada como um dos principais motivos de ligação e permanência de um casal (de qualquer sexo) e mesmo como um sinônimo de qualidade de vida. Houve uma mudança na forma de tratar a sexualidade e o padrão de normalidade foi alterado.



(Cenas do Filme "O Fantasma da Liberdade" (1974), de Louis Buñuel)

Esse foi um exemplo simples, podemos complicar um pouco mais a questão e pensar que até a emergência do discurso da psicanálise no final do século XIX e no começo do século XX os desejos mais secretos eram vistos como perversões imperdoáveis, depois de Freud o homem passou a se definir como um ser que tem três níveis de consciência: o ID (o inconsciente mais profundo onde são depositados os mais sombrios segredos da alma humana), o Superego (instância que media os nossos desejos e a relação social, impondo a nós os controles e normas da sociedade) e, por fim, o Ego (a nossa personalidade, o eu, que é fruto da relação entre Id e Superego). Atualmente os desejos podem surgir em sonhos, em silêncio e em outras situações mais particulares, desde que reconheçamos que não é possível expor tudo, mas esses segredos são Normais, pois são frutos do inconsciente.

É claro que existem outras perspectivas, eu mesmo não vejo o mundo a partir da psicanálise, mas reconheço sua importância na formação de um discurso acerca do que é o normal, a normalidade, o desejo, etc., que acabou formulando a maneira como nos enxergamos. O cinema e a literatura são campeões na exposição de narrativas que comportam os desejos ocultos como um dos motores da ação humana.

Bem, após dizer tudo isso, anúncio o tema central deste post: o vídeo NORMAL, de autoria de Elinaldo Meira – homem de sensibilidade impar – doutorando em Artes pela Unicamp.

O diretor adaptou o poema de Valdinei Nascimento em um filme de pouco mais de dois minutos que marcam, tanto pela qualidade quanto pela inquietação que causa aos leitores ou telespectadores.

É um filme experimental, mas passível de ser compreendido sem grandes problemas. Recomendo muito esse vídeo e quem gostar divulgue...

NORMAL


Este foi um post diferente dos anteriores, mas espero que os leitores compreendam que gosto de coisas variadas e que em algumas ocasiões vou publicar este tipo de texto, pois isso é um a das minhas facetas.

Espero que tenham gostado, aguardo os comentários...

Ah! Antes que me esqueça tenho um pedido a fazer: na onda do milésimo gol do Romário gostaria que o visitante número mil deste blog deixasse um comentário registrando este acontecimento.

FICO POR AQUI

6 comentários:

  1. Ops!!!!
    Eu fui o número 1000. Quando terminei de escrever o post e mandei visualizar a página o contador de visitas pulou para o número 1000, bem... fazer o que? Aguardo os demais comentários.

    ResponderExcluir
  2. Pois é rapaz... e quem foi o milésimo?

    O blog tá meio pesadinho pra abrir, vou testar em mais computadores.

    ResponderExcluir
  3. É.... desde que eu comecei a acessar a internet, eu me dei conta de que sou qq coisa, menos normal!!! rrsrsrsrss... essa é uma questão muuuuito interessante. Belo e intrigante o seu texto, César.

    ResponderExcluir
  4. Grande C.A., belíssimo texto. Reflexivo, instigante, claro e ojbetivo... Grande abraço, foi o visitante 1069...

    ResponderExcluir
  5. Um comenário mais que atrasado: o normal e o patológico de Georges Canguilhem fala bastante sobre essas construções dos padrões de normalidade. Grande texto, CA, certeza eu vc já leu. Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Beraba, mesmo atrasado o comentário foi muito bom. Conheço a referência do Canguilhem "O normal e o patológico". Esse pequeno texto credito mais as leituras que fiz do Foucault, que vc deve conhecer muito melhor do que eu.
    Um outro abraço pra ti meu amigo!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails