Páginas

5 de setembro de 2007

“TERRA DE NINGUÉM”

Recebi ontem o seguinte e-mail:

“Olá, C.A., tudo bem?
Cara, achei esse vídeo no blog do Josias, da Folha. Acho importante que seja bem divulgado. Assista-o e divulgue no seu blog, se quiser, claro.
Um abraço,
Beraba”

Assisti ao vídeo e hoje estou disponibilizando aos leitores do Fronteiras. A reportagem com aspectos de documentário, produzida pelo Greenpace, recebeu o título de “Amazônia, uma região de poucos”, e trata da tentativa de ambientalistas e jornalistas (brasileiros e estrangeiros) de fazer uma reportagem a respeito dos Enawene Nawe, população indígena que vive na região do Rio Preto, no perímetro de Juína no Mato Grosso. Essa equipe foi impedida pelos produtores rurais de sair da cidade e ir ao encontro dos índios para realizar a reportagem. Os jornalistas e ambientalistas precisaram do auxilio da polícia para não serem mortos pelos fazendeiros.

No princípio achei que fosse um vídeo que trouxesse apenas um discurso ecológico do tipo “salve a Amazônia” – muito importantes, por sinal –, mas ao assisti-lo percebi que a questão é muito mais problemática, trata também da violação dos direitos civis e de fundamentos da democracia que foram simplesmente descartados. Em algumas regiões com menor população e mais afastadas dos grandes centros o poder continua sendo exercido por coronéis sem disfarces.

Claro que no meio de tudo isso tem o poder público local (executivo e legislativo) que tenta descaradamente preservar o interesse dos produtores rurais e tratam a questão como se estivessem lidando com uma questão privada. Como exemplo, transcrevi essa pequena pérola pronunciada pela boca de um vereador: “a imprensa internacional acha que pode vir aqui e fazer o que bem entende, sem nosso consentimento, e levar informações sei lá pra onde, a nosso respeito e a respeito de nossos índios”.

Além disso, o prefeito e os vereadores se juntaram aos donos de terra para impedir e ameaçar a equipe. Hoje, 5 de setembro, o blog do Josias de Souza
veiculou que o procurador da República Mário Lúcio Avelar vai “abrir inquérito policial para apurar o caso ocorrido no município de Juína (MT)”.

Eu e um grande amigo discutindo um dia sobre questões partidárias nas eleições municipais e percebemos que os partidos eram usados sem critérios e sem apegos ideológicos, pois um candidato X hora estava no PFL hora no PSB e em outra eleição disputava pelo PSDB, PT ou o que lhe fosse mais conveniente. Após essa constatação, chegamos a conclusão de que política municipal é “terra de ninguém”. Mas no caso mostrado no vídeo a questão foi levada ao pé da letra.

Vale a pena conferir.


Amazônia, uma região de poucos


FICO POR AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails