Páginas

12 de dezembro de 2008

EXPOSIÇÃO EINSTEIN II

O Futuro do Universo



Vocês já devem ter ouvido falar sobre o debate realizado pelos astrofísicos sobre a expansão do Universo. Alguns dizem que ela se dará ad infinito, outros que ela se desacelerará e ainda aqueles que preconizam que em determinado momento o crescimento cessará e o universo se retrairá.



Acompanhem a palestra do físico americano Gary Steigman sobre as possibilidades do provir do universo.

Espero que aproveitem



Se estiver acessando o Blog pelo Firefox clique aqui para assistir o vídeo. Ou acessem o blog com o Internet Explorer.

Post Relacionado

Exposição Einstein

FICO POR AQUI



Expansão contínua ou desestruturação completa?



Físico americano Gary Steigman, da Universidade Estadual de Ohio, fala das duas possibilidades de futuro para o Universo

Edição Online - 01/12/2008

Pesquisa FAPESP -

O físico norte-americano Gary Steigman apresentou duas possibilidades extremas para o futuro do Universo – ambas, é bom lembrar, para daqui a dezenas de bilhões de anos, depois de a Terra e o Sol terem desaparecido naturalmente. De acordo com a primeira, o Universo deve continuar em aceleração (ou expansão) contínua e tornar-se menos denso e mais escuro. A distância entre as galáxias, que já está aumentando, continuaria a aumentar.

A segunda possibilidade, chamada de Big Rip (literalmente, Grande Rasgo), consiste em uma expansão intensa a ponto de romper as forças de coesão entre os átomos, os planetas e as galáxias; restariam apenas partículas subatômicas dispersas, sem qualquer coesão ou energia. Não haveria mais gravidade, “a força que determina a história e o futuro do Universo”, acentuou Steigman, professor da Universidade Estadual de Ohio, Estados Unidos, na palestra “O mistério do Universo em aceleração”, realizada dia 16/11. .

Esses e outros cenários resultam da aplicação da chamada constante cosmológica, criada por Albert Einstein para prever o futuro do Universo. Steigman lembrou que Einstein havia inicialmente previsto um Universo estático, mas depois adicionou um novo termo – a constante cosmológica – às equações desenvolvidas pelo físico inglês Isaac Newton e verificou que o Universo deveria seguir em expansão contínua. Uma visão diferente da de Newton, que havia previsto a desaceleração do Universo. Mais tarde, Einstein não gostou do resultado a que chegou, mas os dados obtidos por telescópios mostraram que ele estava certo.

“Nossas concepções do Universo mudam com o tempo, em conseqüência de novos instrumentos e de novas teorias”, comentou Rogério Rosenfeld, físico e professor da Unesp que apresentou a palestra de Steigman. As últimas grandes surpresas sobre o que Rosenfeld chamou de “comportamento inesperado” do Universo emergiram há dez anos, fortalecendo as evidências sobre a expansão do Universo acumuladas aos longo dos 30 anos anteriores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails