Páginas

1 de setembro de 2010

100 ANOS EM BRANCO E PRETO


Uma simples e pequena homenagem ao centenário de um dos clubes mais queridos desse país. Quiçá o maior.

Minha história com esse time tem aproximadamente 22 anos. Um nada comparado aos seus 100.

Um gol de carrinho, de um garoto negro da periferia que iniciava sua história no futebol, Viola. Um título paulista, mais um do maior campeão.

Eu tinha 6 anos, me apaixonei pelo preto e pelo branco. A torcida enlouquecida. Eu nem sabia direito o que era futebol e nem mesmo a vida, mas descobri meu primeiro grande amor.

Poucos meses depois, um amigo corintiano do meu pai são paulino me presenteou com a camisa do timão que no lado esquerdo ostentava o brasão da federação paulista que é estampado nas camisetas campeãs.

Nessa minha história com o clube do parque São Jorge vi o time ganhar 4 títulos brasileiros, uma boa quantidade de paulistas, sendo que em um desses títulos fui testemunha ocular, pois estive presente, em 2001, no Estádio Santa Cruz (Ribeirão Preto-SP) no primeiro jogo da final contra o Botafogo – vitória por 3 a 0. Vi também o timão ser campeão do Rio-São Paulo, 3 vezes da Copa do Brasil e ser campeão Mundial.

Sofri, como todo bom corintiano em 2007. A queda para a 2ª divisão não foi o pior, mais triste do que isso foi presenciar o clube vítima de interesses escusos de homens sem caráter e de mafiosos internacionais. Saímos mais na página policial no que na de esportes.

Caímos no campo, mas as péssimas administrações corroeram o pouco que havia de bom, a queda era quase inevitável.

Mas por que estou escrevendo sobre isso num dia que deveria ser apenas de comemoração?

Por que caro leitor corintiano, ou não, esse foi provavelmente um dos eventos mais sombrios na linda, gloriosa e popular história do Sport Club Corinthians Paulista. Essa mancha não pode ser esquecida, pois nesse país de memória curta, qualquer deslize e falta de vigilância pode dar a chance para que esses erros aconteçam novamente.

Fiquemos de olhos atentos, tais como Gaviões, sobre o projeto, orçamento e execução da nossa nova casa, nosso estádio em Itaquera. Precisamos ficar atentos para evitar qualquer manobra ilegal. O Corinthians merece respeito e, sobretudo, um comportamento ético de seus timoneiros, capitães e imediatos. Os marujos estarão sempre lá gritando como um bando de loucos.

Somos uma nação, uma nação popular. Hoje é dia de festa. Dia de usar preto e branco, de expressar seu amor, sua história, suas memórias. Que nossos descendentes comemorem mais cem anos de glórias.





FICO POR AQUI - "ETERNAMENTE DENTRO DOS NOSSOS CORAÇÕES"

Um comentário:

  1. Ah! CA... brincadeira, hein... rs
    É bom esse novo estádio da copa para o Corinthinas: não vai faltar pedreiro! rs...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails