Páginas

25 de janeiro de 2009

POST "REMAKE" 4 - SAMBA DE UMA NOTÍCIA SÓ

Lendo as versões anteriores do Fronteiras no Tempo (no uol e no windows live space), encontrei um post de abril de 2006. Como ele não perdeu sua atualidade decidi republicá-lo por aqui.

Apreciem sem moderação


16 de abril de 2006

SAMBA DE UMA NOTÍCA SÓ


Um caso de Plágio? De caipirice? Ou de “cara-dura?

Pode ser ignorância minha, no que se refere a questões da indústria da notícia, mas a impressão que tenho é que hoje em dia todas as informações que recebemos, sobretudo da “imprensa” escrita – em vários meios como o jornal, revista, Internet, etc. –, são as mesmas, independente da empresa que as veiculem. Exemplo disso são as manchetes dos dois principais jornais de São Paulo a Folha e o Estadão que são praticamente iguais. Na Internet raras são as vezes nas quais as páginas dos grandes portais (Terra, Uol, Yahoo, etc.) não tratam dos mesmos temas e, pior, fazem a mesma abordagem e apresentação. Quando se tratam de “notícias internacionais” a coisa fica ainda mais feia, pois as fornecedoras destas reportagens se resumem a duas ou três no máximo, as mais comuns são a CNN, Reuters e a BBC, que, via de regra, vendem o mesmo conteúdo. Ou vivemos no Mundo do Plágio, ou o virtual excesso de informações transformadas em notícias se resume a uma proliferação dos meios de comunicação em várias mídias que acabam “produzindo fatos” semelhantes e em muitos casos iguais.


Neste domingo, 16 de abril de 2006, por curiosidade, pois não tenho costume de ler os jornais da cidade, fui conferir o “caderno cultural” de um dos periódicos, por sinal, o principal. Para minha surpresa vi uma entrevista com a atriz Marisa Orth, supostamente feita para o jornal, que gira em torno da novela da rede Globo Bang Bang. A atriz falou sobre a idéia original da trama, a mudança de autores e o conturbado cotidiano das gravações, também respondeu questões sobre sua carreira e seu veio cômico. Até aí tudo bem, se não fosse por um pequeno detalhe, a entrevista foi dada para o portal Terra no dia anterior, a única diferença foi apenas a introdução da matéria, o restante, perguntas e repostas, foram exatamente as mesmas, ou melhor “ctrl+c”, “ctrl+v”, inclusive uns dados a mais sobre a carreira de Orth foram colocados na página do jornal. Porém, tenho que fazer uma ressalva: o nome do entrevistador foi citado pelo jornal, todavia, a entrevista foi publicada na seção exclusiva de noticias do terra.


Daí a pergunta: “Um caso de Plágio? De caipirice? Ou de “cara-dura?


Se isso acontecesse apenas com um jornal interiorano em seu “caderno de cultura” – que traz apenas a opinião da intelectualidade local e algumas bobagens como “a semana dos freqüentadores do shopping” – vá lá, mas tenho certeza que isso se repete em inúmeros jornais municipais, as famosas Gazetas de, Diários de, Comércios de, Correios de, e por aí vai. A pergunta supracitada pode ser substituída por outras, de igual sentido: essas ocorrências fazem parte da prática jornalística atual (como a da imprensa periódica do século XIX)? Falta repertório (em amplo sentido) para preencher os “cadernos culturais”? Ou se copia sem medo de ser punido ou processado?


Como disse no início pode ser ignorância minha a respeito da indústria da notícia pronta, pois o jornal pode ter comprado a entrevista do portal, sem citá-lo, diga-se de passagem, e publicado em seu “rico” caderno de domingo, mas aí a questão do repertório volta a tona. No caso dos pequenos jornais podemos até ser relativistas, mas as notícias escritas iguais e dadas da mesma forma é algo muito sério para ser pensado e se passarmos para outras mídias como o Rádio e a TV temos o mesmo problema, com um agravante, eles atingem a maior parte da população que não lê nem as Gazetas, Comércios, Folhas e Estados, como também não acessam a Internet.


Se ficou interessado na reportagem do portal Terra, confira a entrevista de Marisa Orth nesse link


Postagens relacionadas

Post "remake" 1 - O FEMININO E O MASCULINO E VICE-VERSA I

Post "remake 2" - MISTÉRIOS DO OSCAR

Post "remake" 3 - AINDA É CEDO AMOR...


FICO POR AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails